Translate

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Bom Senso nas Relações Humanas

Todo ser humano tem a inclinação de defender o próprio ponto de vista, tem gente que se torna chata ao ponto de ser taxada de "dona da verdade". Outras vezes lutamos contra o tempo, como se tudo fosse acontecer na hora que bem queremos. Imagina juntar essas características em uma personalidade? (o "sabe tudo" e o "quero agora!") São atitudes que geram conflitos em qualquer ciclo social. 


Precisamos aprender e entender que algumas vezes as circunstancias nos faz depender de um amigo, colega de trabalho, ou familiar, e não podemos agir como se a vida das outras pessoas não esteja abarrotada de problemas, ocupações, ou prioridades. Querendo, mesmo que inconscientemente, que elas larguem tudo e venham atender nossas necessidades! Certas inimizades e desavenças começam quando colocamos os nossos interesses a cima dos interesses de outras pessoas.

Nem sempre ter a ultima palavra é necessário... Quando se age pelo raciocínio do pensamento, e não pelo do coração, nos tornamos passiveis de mudança. Isso não quer dizer que saímos perdendo apenas que evoluímos na maneira de ver a situação.  

Tudo em nossa personalidade é importante: seja o medo, a persistência, a paciência, a teimosia, a coragem, competitividade, obstinação, auto confiança, mas qualquer um desses pode se tornar defeito quando aplicado de forma inconveniente. 

O medo desmedido nos impede de viver experiencias maravilhosas, mas quando aplicado corretamente nos induz a cumprir medidas para nossa segurança. Também é assim com a persistência que nos  leva a alcançar nossos objetivos, mas quando focada em algo ruim nos leva a cometer as maiores burrices. Ser flexível é uma ótima maneira de evitar contendas e se adaptar à diversas situações, mas também pode se tornar algo péssimo quando demasiadamente passamos fazer apenas o que os outros querem, ou a concordar com algo errado apenas para evitar um maior desentendimento. E até mesmo a paciência, que é parente da perseverança, precisa ser equilibrada, pois algumas vezes podemos confundi-las com acomodação.  Por isso, precisamos ter bom senso para equilibrar nossas ações. 

Convido você, que se dispôs a ler este texto, a rever  suas atitudes. Vamos aperfeiçoar aquilo em que somos bons e melhorar naquilo que nos tem feito errar, buscando não mais voltar ao mesmo comportamento problemático que nos tem trazido algum tipo de stress, ou inimizades.

"Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra." Eclesiastes 10.1

É fim de ano, boa hora de rever nossos conceitos. Carregue contigo no próximo ano apenas o que faz bem!

Esse texto te ajudou de alguma maneira? Você passou por situações em que teve que lidar com esses tipos de personalidades, ou você mesmo tem buscado superar algum tipo de comportamento? Deixa sua experiencia nos comentários, isso pode ajudar outras pessoas.😉 Beijinhos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário