Translate

quarta-feira, 18 de março de 2015

Qual o Critério?



“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.


E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” (Mateus 9:35-38)

O trabalho na Obra de Deus é imenso e existe uma grande discrepância no serviço: Uns trabalhadores dão de si exaustivamente pelo serviço na Obra de Deus; evangelizam todos os dias; ajudam em muitas reuniões; fazem o que é pedido nos grupos que colaboram; limpam a igreja de “ponta a ponta”; dia após dia, estão sempre disponíveis, por isso estão sempre ocupados pelo serviço.


Em contrapartida , existem discípulos com outro extremo  de posicionamento na seara do Senhor, os quais priorizam o o espiritual, meditando diariamente na bíblia; oram; jejuam; fazem propósitos; mas diante da necessidade  não colocam mãos à obra no serviço a Deus. 

Estes, por mais espirutais que sejam não veem o reino de Deus crescer nas suas mãos pois não se empenham em ajudar outras pessoas à não ser a si próprios.

O serviço da obra é muito importante e necessário, porém não por isso o zelo com a sua intimidade com Deus pode ser negligenciado. Nem o oposto é valido.

Geralmente os discípulos ativos demasiadamente em serviços da obra estão muito propensos aos erros  que colocam em risco sua salvação.

Ora, veja o que acontece:
Vivem ocupados,  logo não tem tempo e/ou disposição para ouvir a Deus no seu dia a dia. Estão cheios de coisas para resolver na vida profissional, familiar, e com a mente a mil por hora com as responsabilidades nos serviços da igreja e Deus não consegue encontrar momento para falar com eles;
Em um piscar de olhos podem passar ver tudo o que acontece de forma crítica e maldosa, por exemplo, veem outros que não são tão ágeis em resolver problemas, ou que não estão  disponíveis para fazer certos trabalhos como pessoas que não têm o mesmo temor e amor pela obra, como eles; ao mesmo que se sentem sobrecarregados, desenvolvem até  certo  orgulho por serem "pau pra toda obra", se apoiando na sua produtividade de servo para medir sua espiritualidade.

Então , qual o comportamento que agrada a Deus?

Vejamos alguns exemplos:
O Senhor tinha 3 servos aos quais confiou alguns talentos. O que escondeu o talento e não multiplicou foi reprovado e  chamado de servo mau. Há também Marta que estava muito ocupada em  servir ao Senhor, mas também foi alertada por Jesus por estar ansiosa e preocupada com muitas coisas, sua irmã Maria prefirou ficar atenta ao que Jesus dizia e isso Ele não tirou dela. 

Parece contraditório; como Jesus reprova o servo  por não agir e multiplicar o que tinha recebido ao mesmo tempo que reprova Marta que estava muito preocupada em servir, e aprova Maria que naquele momento estava mais interessada em aprender do que servir.   

Como analisar o que Jesus quer de nós? 

 Qual o critério de julgamento para escolher como devemos agir?

No evagelho de Lucas,  Jesus ensina que os dois posicionamentos são essenciais para a conduta cristã. Fazer caridade, promover o bem aos nossos semelhantes é parte de quem Ama e conhece a Deus. O problema é quando o fazer (mostrar serviço) se torna a sua unica  ligação com o Pai. Quando a evangelização,  a oferta material, a sua disponibilidade física  em servir é a unica coisa que Deus tem de você, sim, isso é um problema. Porquê primeiramente o que Ele deseja de nós é a adoração  em espírito e verdadeira ele deseja nossa alma. Jesus sofreu e esteve numa cruz pela nossa alma.

  As obras para que o reino dEle cresça continuarão com, ou sem nossa ajuda, mas a nossa comunhão, a salvação da nossa alma é estritamente responsabilidade pessoal e intransferível. Por isso não nos sera tirada como ele não tirou de Maria. Cabe a cada um de nós zelar e manter o Espirito Santo forte evidente em nossas vidas, blindando nossa fé e mantendo nossa salvação pelo sacrifício e misericordia de Cristo.

Eu ja estive nos dois extremos: ja fiz de mais e fui de menos; também já busquei de mais por mim sem fazer mais pra Deus.

Mas é com alegria que aprendo no Senhor o equilíbrio da fé.  

No conselho de Jesus notamos sua exortação ao equilíbrio em nossas ações: Lucas 11:37-46 
Ai de vós que amais ser exaltados nas igrejas e reconhecidos nas praças. Ai de vós que carregais  os homens com fardos difíceis de transportar.
Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
Ai de vós que dizimais tudo quanto possuí, mas desprezais o juizo e o amor de Deus. Importa fazer estas coisas, e não deixar as outras.

Seja tanto o quanto você faz. Afinal que importa ganhar o mundo e perder a sua propria alma? Mas também doe-se para o serviço do Senhor; compartilhe com outras pessoas o que você tem recebido dEle.

Tenha equilíbrio para manter em ordem e em produtividade  sua vida espiritual,  sua família,  sua carreira profissional, seu crescimento pessoal e  seu serviço na seara do Senhor.

Faça um comentário sobre a sua reflexão deste tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário